Compartilhe-nos

Siga-nos

horariosdeaula
 
 
SAREO.png
 
 

Engenharia da Computação

O Curso de Engenharia de Computação da Faculdade Presidente Antônio Carlos prepara seus egressos para o mercado de trabalho assim como fundamenta sua formação para o prosseguimento dos estudos em nível de mestrado e doutorado, focando os sistemas de telecomunicações, eletrônica e software, visando a formação de um profissional capacitado a atender as demandas de desenvolvimento de sistemas computacionais, segundo uma abordagem de projeto conjunto de hardware e software.

Ato Autorizativo:

Reconhecido pelo Artigo 63 da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, consolidada pela Portaria Normativa nº 23, de 1º de dezembro de 2010, do Ministério da Educação e protocolado no e-MEC sob o nº 201012836.

Duração:

Duração : 5 anos
Carga Horária : 3600 Horas

Objetivos do Curso:

O curso de Engenharia da Computação da Faculdade Presidente Antônio Carlos tem como objetivos principais:
- Suprir a demanda de profissionais voltados para o projeto de sistemas eletrônicos microprocessados, de controle para automação industrial e sistemas integrados.
- Formar profissionais para atuarem nas diversas áreas da computacao, incluindo:
Bancos de dados
Redes de computadores e telecomunicações;
Desenvolvimento de software;
Matemática computacional;
Robótica;
- Preparar profissionais empreendedores.
- Desenvolver o caráter crítico dos alunos.
- Promover e apoiar projetos de extensão universitária.

Perfil do Egresso:

Em termos técnicos o Engenheiro da Computação terá formação com sólidos fundamentos em eletrônica e eletricidade que lhe permitam projetar, avaliar e dar manutenção em hardware, habilidades e conhecimentos em redes de computadores e sistemas de telecomunicações, formação em TI que o habilite ao desenvolvimento de projeto de software assim como na gerência de projetos e uma base em matemática computacional de modo a entender e refinar os processos de otimização nos mais variados ramos do saber através de da inteligência computacional.

Matriz Curricular:

Arquivo em anexo

Laboratórios Específicos:

Coordenação:

Prof. Eduardo Luiz Miranda Lobo,
Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG 01./05/2003 a 30./10/2005. Dissertação: Uma Solução do Problema de Horário Escolar Via Algoritmo Genético Paralelo
Pós Graduação Lato Sensu em Banco de Dados. Centro Universitário de Belo Horizonte, 01/02/1998 a 20/12/1998.
Licenciatura Plena em Informática pela UTRAMIG – Belo Horizonte, 02/1997 a 12/1997.
Graduação em Ciência da Computação. Universidade – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 01/08/1991 a 30./06/1995.
Graduação Incompleta em Engenharia de Minas. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. 08/1988 a 10/1990

Corpo Docente:

O curso de Engenharia da Computação da UNIPAC Lafaiete possui em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por Especialistas, Mestres e Doutores.

Alex Roberto Nogueira de Resende Júnior Especialista

Daniel Rizzo Carvalho Doutor

Daniella Inácio de Barros Mestre

Eduardo Luiz Miranda Lobo Mestre

Guilherme Domingues de Oliveira Especialista

Ismarley Laje Horta Moraes Mestre

Jean Carlo Mendes Especialista

João Víctor Carvalho Tereza Mestre

Turíbio Tanus Salis Mestre

Vinícius Valente Maciel Mestre

Nucleo Docente Estruturante:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do Curso, responsável pela concepção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso e a implementação do mesmo. É constituído pelo coordenador de curso e por docentes com expressiva formação da área de Engenharia da Computação.
Com a participação efetiva do NDE nas ações do curso há uma promoção do processo de ensino e aprendizagem, o que favorece a efetivação do perfil do egresso, auxilia na construção dos planos de ensino para viabilizar a aquisição de conhecimento e acompanha todas as atividades do corpo docente, encaminhando aos colegiados de curso sugestões melhorias no ensino.

 

Sex Hikayeleri