Compartilhe-nos

Siga-nos

horariosdeaula
 
 
SAREO.png
 
 

Colação de Grau

A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica que representa o ato oficial de conclusão do curso. É um ato público, de caráter obrigatório e sua realização segue o Regulamento da Instituição estabelecido pela Direção. Não há forma de dispensa deste ato para o aluno.

Orientações:
- Na Unipac Lafaiete a cerimônia de colação é um ato oficial realizado com a presença dos diretores, coordenadores, professores (patronos, paraninfos e homenageados). Neste ato os alunos escolhidos representam a turma como oradores e juramentistas.
- A cerimônia é organizada pela Unipac, sendo um evento da Instituição e cabe a ela definir todas as questões que envolvem sua estrutura, formato, participações, pauta, cerimonial, entre outras. A Unipac oferece toda a infraestrutura necessária sem custos para os alunos.
- Por ser um evento oficial da Instituição, a Unipac Lafaiete se reserva ao direito de manter contrato de parceria com a Empresa Millenium Formaturas, o que outorga à empresa EXCLUSIVIDADE na execução de serviços de fotografia e filmagem na cerimônia de Colação de Grau. Não sendo permitida, sob nenhuma hipótese, a entrada de outros profissionais, bem como o porte de câmeras profissionais ou semiprofissionais.
“A solenidade da Colação de Grau, organizada pela Universidade, será por esta agendada, ficando assegurado o direito da Universidade de exclusividade na contratação de empresa para fazer as fotografias e filmagem da referida solenidade”. (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, Cláusula 5ª, § 6º).
- Podem colar grau aqueles alunos que estejam em dia com a Instituição e que tenham concluído com aproveitamento toda a matriz curricular do seu curso. Fica vedada a participação dos alunos que estejam em dependência.
- Na Unipac Lafaiete são agendadas duas colações por ano, em janeiro (formandos do 2º semestre) e em agosto (formandos do 1º semestre).
- A pauta do cerimonial da cerimônia solene de colação de grau é de responsabilidade da Instituição, devendo os envolvidos seguirem os procedimentos.
- A mesa é composta autoridades acadêmicas da Instituição, patrono e paraninfo de cada curso. Preside a sessão o Presidente da Mantenedora ou Diretor da Faculdade. Outros componentes da mesa podem, em caso de impedimento justificável, enviar um representante.
- Os formandos podem homenagear professores e funcionários da Instituição, que terão lugar de destaque na cerimônia. No entanto, não há na pauta momento para entrega de placas, presentes ou outros.
- As turmas devem nomear Paraninfo e Patrono. Sendo que o Paraninfo é o padrinho de honra, o homenageado maior da colação de grau. O Paraninfo faz o discurso para a turma. Já o Patrono é um segundo homenageado da turma, é alguém com quem os formandos têm afinidade. Caso seja feminino, pode-se usar patronesse. O Patrono é quem entrega os diplomas aos formandos.
- Cada turma terá seu orador e Juramentista. Orador: faz o discurso em nome da turma. O discurso deve ser apresentado para aprovação prévia no Departamento de Marketing. Juramentista: profere o juramento em nome da turma. A Instituição utiliza um modelo de juramento tradicional.
- O grau é outorgado pelo Presidente da Mantenedora ou pelo Diretor da Faculdade.
- A Comissão de Formatura representa os formandos e acompanha a organização dos trabalhos e prima pelo cumprimento integral das normas estabelecidas pela Instituição referentes à colação de grau. A comissão deve informar ao Departamento de Marketing lista com os nomes dos alunos participantes; nomes dos professores escolhidos como Paraninfo e Patrono, homenageados; nomes dos alunos escolhidos como Oradores e Juramentistas. Enviar os discursos para aprovação.

 

A UNIPAC confere aos formandos duas medalhas:

 

MEDALHA PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
Medalha de Excelência Presidente Antônio Carlos, com o respectivo diploma, será concedida ao aluno que obtiver melhor média global de aprovação durante o curso, segundo critérios estabelecidos pela Reitoria.

 

MEDALHA ZEZINHO BONIFÁCIO
A Medalha “Dr. Zezinho Bonifácio”, com o respectivo diploma, será concedida ao aluno escolhido como de conduta exemplar pelo cumprimento de seus deveres escolares e esforços em prol do desenvolvimento acadêmico.

 

Ficha técnica para os convites:

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
PROFESSOR BONIFÁCIO ANDRADA

VICE-PRESIDENTE
FABIO AFONSO BORGES ANDRADA 

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

DIRETOR

JOSÉ AMBROSIO NETO 

VICE-DIRETOR 

WAGNER RICARDO RIBEIRO 

COORDENADOR DO CURSO DE...
(NOME )


Outras informações no Departamento de Marketing
1º andar – Sala 129
3769-4021

 

Sex Hikayeleri