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Pedagogia

O pedagogo é o profissional especialista em educação, que atua em várias instâncias da prática educativa, devendo produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. O Pedagogo da UNIPAC Lafaiete no decorrer de sua formação desenvolve habilidades para atuar nas atividades referentes ao processo educativo em instituições escolares e não escolares, empresas, órgãos públicos e ONG’s. Cada vez mais se ampliam os espaços de atuação do profissional da pedagogia, que nas empresas, são envolvidos em tarefas de seleção e treinamento e no desenvolvimento de competências adquiridas pelos processos de reestruturação do trabalho.

Ato Autorizativo:

Transformação do Normal Superior em Pedagogia autorizado pela 25ª reunião ordinária do CONSEP de 17/08/2009, conforme previsto no Art. 11 da Resolução 1/2006. Autorização do Curso Normal Superior 11° Ata do CONSUN de 18/10/2005.

Duração:

3 anos e meio - Carga horária: 3200h

Objetivos do Curso:

Objetivo geral

Formar o profissional da educação com competência teórico-metodológica, humana e política, para atuar na docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos educativos, consciente de seu papel de agente de transformação do contexto sociocultural, econômico, filosófico e pedagógico dos cenários regional e nacional.

Objetivos específicos

• Formar e capacitar profissionais, em nível superior, para atuarem na educação básica, no exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos metodológicos intencionais, bem como, em outras áreas que necessitem de planejamento execução e acompanhamento, com competências técnico-científica, humana e política, considerando o seu papel de agente de transformação do contexto sociocultural, econômico, filosófico e pedagógico dos cenários regional e nacional;
• Discutir sobre a fundamentação das teorias da aprendizagem e dos processos pedagógicos na busca da compreensão do ensino-aprendizagem e das atividades docentes;
• Discutir pressupostos teórico-metodológicos das diversas áreas do conhecimento, ligados à linguagem, à matemática, às ciências sociais, geográficas e naturais, à arte e ao movimento, enfocando seu aspecto prático-metodológico, propiciando uma visão ampla do processo de produção de conhecimento;
• Refletir sobre os processos humanos globais e a interferência das dimensões cognitivas, corporais, sociais, étnico-culturais, emocionais, políticos e econômicas, assim como as múltiplas dimensões psicossociais na construção do conhecimento dos educandos e dos educadores;
• Analisar os fundamentos teóricos do planejamento educacional e sua relação no processo de desenvolvimento e consecução dos objetivos propostos;
• Possibilitar discussão sobre os aspectos teórico-práticos necessários à elaboração e implementação do projeto pedagógico como experiência de trabalho coletivo na escola, de forma a adequar a utilização de metodologias e tecnologias educacionais à realidade;
• Promover uma postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência;
• Promover a formação de profissionais competentes e compromissados com a vida social, tornando-o capaz de entender a diversidade humana, buscando soluções de modo individual ou coletivo, colaborando com a articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral, mantendo seu compromisso ético-profissional;
• Proporcionar ao graduando a oportunidade de atividades extencionistas sobre o processo de ensino-aprendizagem, num enfoque inter e transdisciplinar, com base no Ensino e na extensão.

Perfil do Egresso:

O profissional que se pretende formar para atuar na Educação Básica é o que demonstra conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades, conforme art. 5º da Resolução nº 1/2006:

• atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
• compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
• fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
• reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
• ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
• relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
• promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
• identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
• demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
• desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
• participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
• participar da gestão dos processos educativos e da organização e funcionamento de sistemas e instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
• realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
• atuar com pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais nos diferentes níveis de organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
• utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
• estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
• articular as três dimensões do processo educacional (o conhecimento científico, o humano/político e o técnico-metodológico), transformando o ato educativo;

Matriz Curricular:

Arquivo em anexo

Laboratórios Específicos:

Brinquedoteca
Laboratório de Ensino

Coordenação:

Vanesa Mara Tavares

Corpo Docente:

O curso de Pedagogia da UNIPAC Lafaiete possui em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por especialistas e mestres:

Adriana R. Reis Carneiro Mestre

Eduardo Luiz Miranda Lobo Mestre

Erika Morais Cerqueira Mestre

Flávia Dornelas Moreira Mestre

Renata Soares Quintão Mestre

Simone Regina de Miranda Especialista

Valter Eduardo Lima Especialista

 

Núcleo Docente Estruturante:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do Curso, responsável pela concepção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso e a implementação do mesmo. É constituído pelo coordenador de curso e por docentes com expressiva formação da área de Educação.

Com a participação efetiva do NDE nas ações do curso há uma promoção do processo de ensino e aprendizagem, o que favorece a efetivação do perfil do egresso, auxilia na construção dos planos de ensino para viabilizar a aquisição de conhecimento e acompanha todas as atividades do corpo docente, encaminhando aos colegiados de curso sugestões melhorias no ensino.

Professores NDE - Vanessa Mara Tavares, Adriana R. Reis Carneiro, Renata Soares Quintão, Simone Regina de Miranda e Valter Eduardo Lima.

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