Compartilhe-nos

Siga-nos

horariosdeaula
 
 
SAREO.png
 
 

Engenharia Elétrica

Engenharia é uma profissão onde se adquire e se aplica conhecimentos matemáticos, físicos, técnicos e científicos para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com ideias bem planejadas. É uma ciência abrangente, subdividida em diferentes ramos ou especialidades. Cada uma destas especialidades preocupa-se com um determinado tipo de tecnologia ou com um determinado campo de aplicação.
A Engenharia Elétrica é um ramo da engenharia que forma profissionais responsáveis pelo projeto e o desenvolvimento de sistemas que envolvam eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo, bem como pela geração, distribuição, controle e aplicação de energia.

A profissão do Engenheiro de Controle e Automação é regulamentada pelo sistema CONFEA/CREA, através da resolução, 218 de 1973:
“Art. 8º - Compete ao ENGENHEIRO ELETRICISTA ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETROTÉCNICA:
I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.”


Ato Autorizativo:
Curso Autorizado pela Portaria do Ministério da Educação nº 12, de 27 de janeiro de 2016, publicada no D.O.U. em 29 de janeiro de 2016.

Duração:
Carga Horária total de 3.600 horas.
Duração: 5 anos (10 períodos)

Objetivos do Curso:
Objetivo Geral: formar engenheiros que tenham sólida formação técnica em engenharia elétrica; O profissional deverá possuir um amplo conhecimento teórico, prático, científico e tecnológico, bem como habilidade, senso crítico e criatividade, para que possa gerar tecnologias e atender as necessidades compatíveis com o modelo tecnológico atual, principalmente na região, baseado nos interesses da comunidade e na integração desta com o restante do mundo. Tem suas orientações nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Engenharia, que tem como objetivo desenvolver formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.


Objetivos específicos:
• Preparar profissionais com uma formação humanística forte, sendo capazes de agir de forma ética, a partir da análise dos problemas do mundo que o cerca.
• Preparar profissionais com uma sólida formação em ciências exatas.
• Preparar profissionais com uma sólida formação em Engenharia Elétrica.
• Desenvolver a capacidade de gerenciar equipes, valorizando as qualidades dos envolvidos, respeitando seus valores e crenças;
• Desenvolver o perfil empreendedor dos alunos, para que possam criar empresas de base tecnológica na área de Engenharia Elétrica, gerando emprego, trabalho e renda para a região;

Perfil do Egresso:
Em consonância com a Resolução CNE/CES 11/2002 que trata das diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, as atividades desenvolvidas ao longo do curso visam garantir ao aluno a construção das seguintes competências e habilidades.
• Capacidade de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Planejamento, elaboração, supervisão e coordenação de projetos de Engenharia Elétrica que satisfaçam conjuntos de especificações técnicas;
• Projeção e análise de sistemas e processos, bem como concepção de produtos na área de Engenharia Elétrica;
• Avaliação da viabilidade técnico-econômica de projetos de Engenharia Elétrica;
• Prestação de assistência, assessoria e consultoria técnica de serviços de Engenharia Elétrica;
• Identificação, formulação e resolução de problemas de Engenharia Elétrica;
• Fiscalização de obras e serviços de Engenharia Elétrica;
• Realização de vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, auditoria, laudo e/ou parecer técnico em serviços ou obras de Engenharia Elétrica;
• Gerenciamento, supervisão e coordenação de equipes de instalação, montagem, operação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos;
• Capacidade para exercer cargos técnico-administrativos ou de gestor em empresas de pequeno, médio e grande porte;
• Atuação na experimentação, ensino, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, ferramentas computacionais, tecnologias e aplicações;
• Comunicação eficiente nas formas escrita, oral e gráfica.

Matriz Curricular:
Arquivo disponível para download no link no final da página.


Laboratórios Específicos:
• Laboratório de Elétrica
• Laboratório de Eletrônica
• Laboratórios de Automação
• Laboratório de Informática
• Laboratório de Química
• Laboratórios de Física

Coordenação:
Professor EMERSON RODRIGO ALVES TAVARES
Mestre em Computação com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte – MG. 2003.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho – Faculdade Pitágoras. Belo Horizonte – MG. 2013.
Graduado em Ciência da Computação. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Ouro Preto – MG, Brasil. 2000.
Graduado em Engenharia da Computação. Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC. Conselheiro Lafaiete – MG. 2010.
Eletroeletrônica, com ênfase em automação industrial. Centro de Formação Profissional Nansen Araújo. Ouro Branco – MG. 1995.

Corpo Docente:
O curso de Engenharia Elétrica da UNIPAC Lafaiete possui disponível em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por Especialistas, Mestres e Doutores. A atuação do docente extrapola o espaço da sala de aula e orienta a formação do aluno dentro dos princípios éticos e diretrizes definidas nos documentos formais da instituição.
ALEXANDRE MAGNO
ALEX VITORINO
ALFREDO GANIME JUNIOR
ALISSON RODRIGO DOS SANTOS
DANIEL RIZZO CARVALHO
DENISE FONSECA PEREIRA
EMERSON RODRIGO ALVES TAVARES
EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA
FERNANDA MONTEIRO DE CASTRO
JEAN CARLO MENDES
JIM JONES DA SILVEIRA MARCIANO
JOSÉ ANDRÉ JÚNIOR
JOSÉ ROBERTO RIBEIRO
LUCIANO RODRIGUES DOS ANJOS
MARIA JOSÉ PEREIRA DE MAGALHÃES
NATALIA ALCANTARA DA SILVA
MAURÍCIO VIEIRA
PATRÍCIA APARECIDA FERREIRA DE SOUZA

Sex Hikayeleri