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Engenharia Civil

O Curso de Engenharia Civil fundamenta-se em uma formação voltada para o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa, sem deixar de lado a formação do aluno no sentido de criar um profissional com uma base sólida de conhecimentos científicos e técnicos. A graduação deve proporcionar condições para que cada aluno construa com rigor essa base inicial para a vida profissional, juntamente com o desenvolvimento da capacidade de análise. Com isso será possível ao profissional adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho, bem como estará apto para o treinamento continuado que se inicia com a vida prática, única forma viável para acompanhar a contínua evolução da tecnologia.

As grandes Escolas de engenharia sempre tiveram um enfoque maior na formação de dois tipos de engenheiros: o projetista, com profundo conhecimento tecnológico em uma área específica e o cientista, com capacidade tecnológica voltada para o desenvolvimento de produtos e processos, atuando basicamente em pesquisa. Atualmente, a tendência das propostas curriculares está voltada para o Engenheiro Sistêmico, que tem uma visão integrada dos sistemas de produção e conhecimento empresarial e organizacional, que o torna capaz de atuar em administração e gerenciamento. Suas atividades estão voltadas para as áreas de operação, planejamento e controle, direcionando seu conhecimento técnico para a produção.
O Engenheiro Civil desenvolve atividades que o coloca frente a frente com as questões relacionadas ao ambiente e à preservação de valores culturais, o que o leva a agir e interagir dentro das equipes de trabalho de forma multidisciplinar. Através deste perfil o engenheiro civil necessita da capacidade de comunicação, de relacionamento pessoal e de liderança, pois suas atividades o colocam em interação extensa com pessoas de todos os extratos sociais e econômicos, em processos de tomada de decisão.
O Engenheiro Civil responde pelo atendimento de funções básicas que visam ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras. Esse profissional exerce atividades relacionadas com o dimensionamento das construções, a escolha e a especificação dos materiais de construção e o acompanhamento técnico da execução das obras.
Com base nessas premissas, bem como na Resolução CNE/CES 11 de 11 de março de 2002, que institui as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em engenharia, o curso de Engenharia Civil pretende formar “Engenheiros Civis Plenos”, aptos a engajar-se em quaisquer áreas de aplicação da engenharia civil. O engenheiro civil terá uma sólida formação profissional básica, capaz de obter aprendizado e atualização contínua ao longo da vida profissional, ciente dos aspectos sócio-econômicos e políticos envolvidos nas soluções dos problemas de engenharia e das implicações ambientais decorrentes.

Ato Autorizativo:
Autorizado pela Portaria do Ministério da Educação nº 537, de 25 de agosto de 2014, publicada no D.O.U em 26 de agosto de 2014.

Duração:
Carga Horária total de 3.600 horas.
Duração: 5 anos (10 períodos)

Objetivos do Curso:

Objetivo Geral
Formar profissionais de nível superior, que tenham formação generalista, alicerçada em sólida base teórica e prática dos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso, aptos a desenvolver novas tecnologias, atuar criativa e criticamente na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentado da região e do país.

Objetivos Específicos
• Formar profissionais com conhecimento amplo nas áreas da Engenharia Civil, com significativa parcela gerencial, de relações humanas e grande senso de criatividade.
• Possibilitar a inserção de destaque dos engenheiros civis formados no competitivo mercado de trabalho, ainda carente de profissionais com estas características.
• Formar profissionais que dominem os conteúdos programáticos de forma a estabelecer sempre que possível a ligação com a vida real e utilizá-los em outras áreas que fazem parte de sua formação.
• Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo do discente, aperfeiçoando sua capacidade investigativa, inventiva e solucionadora de problemas.
• Promover a formação de valores éticos e humanísticos no discente, levando-o a compreender o exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental.
• Exercitar a autonomia no aprender, formando o discente para a busca constante do aprimoramento profissional através da educação continuada.
• Desenvolver no discente habilidade de expressão e comunicação nas formas escrita, oral e gráfica.
• Aprimorar a capacidade do aluno de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação.
• Estimular, durante a vida acadêmica do aluno, o seu envolvimento em atividades de extensão.
• Estimular a integração entre os diversos projetos elaborados nas disciplinas, conscientizando o aluno para a prática profissional com visão sistêmica para a solução de problemas da Engenharia Civil.
• Estimular o relacionamento com empresas dos diversos segmentos de atuação do profissional Engenheiro Civil, por meio de estágios e outras atividades.
• Oferecer uma formação básica nas diversas áreas da Engenharia Civil, de modo que o aluno explore o potencial de suas habilidades e competências pessoais em consonância com as demandas do mercado de trabalho.

Perfil do Egresso:
A definição do perfil do egresso do Curso de Engenharia Civil baseou-se na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia, a qual em seu Artigo 3º estabelece:

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do egresso/ profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O profissional egresso do curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete terá:
I. sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
II. capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
III. compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
IV. capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

A formação do Engenheiro Civil na Faculdade Presidente Antonio Carlos tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades (conforme Art. 4º da Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia):

I. aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II. projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III. conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V. identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI. desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII. supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII. avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX. comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X. atuar em equipes multidisciplinares;
XI. compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
XII. avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV. assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Matriz Curricular:
Arquivo disponível para download no link no final da página.

Laboratórios Específicos:
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Química
- Laboratórios de Física
- Laboratório de Materiais
- Sala de Desenho

Coordenação:

Luciano José Vieira Franco.

Mestre em Educação pela Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC. Barbacena – MG. 2008. 
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy – 1981. Belo Horizonte – MG. 1981. 
Graduado em Engenharia Mecânica pela Fundação Municipal São João Del Rei. São João Del Rei – MG -1978.
Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundacentro / Fumec –Belo Horizonte MG -1980
Especializado em Engenharia Econômica pela Fundação Getulio Vargas - Belo Horizonte MG -1986
Especializado em Higiene Ocupacional pela - Faculdade de Ciências Médicas - Belo Horizonte MG -2000

 

Corpo Docente:
O curso de Engenharia Civil da UNIPAC Lafaiete possui em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por Especialistas, Mestres e Doutores. A atuação do docente extrapola o espaço da sala de aula e orienta a formação do aluno dentro dos princípios éticos e diretrizes definidas nos documentos formais da instituição.

Relação dos professores para o início do curso no 2º Semestre de 2017:


Prof. André Luciano de Carvalho – Doutor

Prof. Ademir Cândido – Especialista

Profª Daniella Inácio de Barros – Mestre

Prof. Fábio Luiz de Oliveira – Mestre

Profª Fernanda Monteiro de Castro - Mestre

Prof. Grace Marisa Miranda de Paula – Mestre

Prof. José Alves Ferreira Neto - Mestre

Prof. Leandro Lopes Hermsdorff – Mestre

Prof. Luiz Claudio de Carvalho - Doutor

Prof. Luciano José Vieira Franco - Mestre

Prof. Márcio Roberto Rodrigues – Especialista

Prof. Paulo Valério - Especialista

Profª Patrícia Aparecida Ferreira de Souza – Mestre

Prof. Renato Alves Panhussat – Especialista

Prof. Thiago Cristian – Especialista

Nucleo Docente Estruturante:
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do Curso, responsável pela concepção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso e a implementação do mesmo. É constituído pelo coordenador de curso e por docentes com expressiva formação da área de Engenharia Civil. Com a participação efetiva do NDE nas ações do curso há uma promoção do processo de ensino e aprendizagem, o que favorece a efetivação do perfil do egresso, auxilia na construção dos planos de ensino para viabilizar a aquisição de conhecimento e acompanha todas as atividades do corpo docente, encaminhando aos colegiados de curso sugestões melhorias no ensino.

Professores do NDE:
Prof. André Luciano de Carvalho – Doutor
Prof. Luciano José Vieira Franco - Mestre
Prof. Fábio Luiz de Oliveira – Mestre
Profª Patrícia Aparecida Ferreira de Souza – Mestre
Prof. Luiz Claudio de Carvalho - Doutor

 Anexos: 

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