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Educação Física

Educação Fisica

O curso de Educação Física da UNIPAC de Conselheiro Lafaiete oferece o Bacharelado. A profissão de educador Físico nos últimos anos vem ampliando suas possibilidades de diversificação e inserção no mercado de trabalho. Seguindo uma tendência mundial de procura de uma vida saudável, práticas esportivas e prevenção/tratamento de doenças através de exercícios físicos, o mercado profissional têm se mostrado altamente atrativo.

Ato Autorizativo:

Reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação nº 1, de 6 de janeiro de 2012, publicada no D.O.U. em 9 de janeiro de 2012.

Duração:


Bacharelado: 8 semestres

Carga Horária do Curso: 3200h

Objetivos do Curso:

Objetivo geral

Formar profissionais éticos, críticos, conscientes e protagonistas de modo a atuar em seu entorno oferecendo a comunidade condições para que esta possa ter como norte a ética, o humanismo e o compromisso com o trabalho para o crescimento da sociedade, elevando a qualidade de vida das pessoas envolvidas e atendendo as principais demandas e necessidades da região.


Objetivos específicos

Propiciar fundamentação nos conhecimentos com visão holística do ser humano, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis, conciliados às necessidades tanto dos seus beneficiários quanto às de sua comunidade;

Estabelecer novas relações com o contexto sócio-cultural, reconhecendo sua estrutura, formas de organização, transformações e expressões;

Propiciar fundamentação Técnico-Instrumental teóricas e metodológicas aplicadas no desempenho humano identificado com as diferentes manifestações que garanta, ao graduando, portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental e nos vários contextos de atuação profissional;

Enfatizar o papel social do Profissional de Educação Física na política de saúde, de educação e de esporte no contexto das políticas sociais;

Elaborar, Implementar e gerir projetos de trabalhos em equipes multiprofissionais na área de educação, esporte e de saúde.



Perfil do Egresso:

O currículo do curso de Educação Física - Bacharelado da FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE, de acordo com as Resoluções 7/2004 e 7/2007, está organizado de modo a propiciar que o egresso apresente um perfil profissional com formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

Além disso, o profissional Bacharel em Educação Física deverá ser pró-ativo, capaz de diagnosticar e propor soluções para os problemas, intervir no processo de trabalho, atuar em equipe, ser organizado e adaptável face às constantes mudanças no mundo globalizado, mantendo o compromisso fundamental com a ética profissional e com a função social e cultural da Educação Física.

É de competência do profissional de Educação Física a coordenação, o planejamento, a programação, a supervisão, a direção, a organização, a avaliação e execução de trabalhos nas áreas de atividades físicas. O profissional participa de equipes multidisciplinares; elabora informes técnicos, científicos e pedagógicos; presta serviços de auditoria, consultoria e assessoria. Através de sua formação, atualização e responsabilidade social, compete-lhe preservar a saúde de seus beneficiários na conquista de um estilo de vida ativo pela ocupação saudável do tempo de lazer.

O curso de Educação Física - Bacharelado da FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE qualificará profissionais com conhecimento da realidade, fundamentação teórico-prática, atento às necessidades regionais, locais e do mundo globalizado, procurando atender a cada movimento da sociedade e comprometidos com as transformações que venham a suceder.

Para isso, ao longo do curso, as atividades desenvolvidas devem garantir ao aluno a construção das seguintes competências e habilidades:

- Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

- Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

- Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

- Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

- Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

- Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

- Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

- Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

- Ser comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática;

-  Gerenciar seu próprio desenvolvimento profissional.

Matriz Curricular:

Arquivo em anexo

Coordenação:

Professor Carlos Alberto dos Santos,

Mestrado em Educação.
Universidade Vale do Rio Verde , UNINCOR, Três Corações, Brasil
Título: Gestão nas Escolas Estaduais e Municipais de Conselheiro Lafaiete:Um Estudo de Caso, Ano de obtenção: 2005
Especialização em Administração Engenharia e Marketing Desportivo.
Universidade Gama Filho, UGF, Rio De Janeiro, Brasil
Título: Eficiência e Eficácia dos Gestor Esportivo
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Brasil

Corpo Docente:

O curso de Educação Física da UNIPAC Lafaiete possui em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por especialistas, mestres e doutores.

 

CORPO DOCENTE 2° SEM. 2014

Ana Cristina Pedroso Batista Mestre

Antonio Severino Resende Lobo Especialista

Aparecida Rodrigues Carvalho Mestre

Brenno Santos Silva Mestre

Carlos Alberto dos Santos Mestre

Denisar Adoniel Silva Lima Especialista

Gleyson Ribeiro Alves Especialista

Helton Oliveira Campos Mestre

Luiz de Lima Junior Especialista

Marcelo Anderson de Assis Silva Fonseca Especialista

Ricardo Pace Jr. Especialista

Viviane Rubatino Rodrigues Especialista

 

Nucleo Docente Estruturante:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento, vinculado ao Colegiado do Curso, responsável pela concepção e atualização do Projeto Pedagógico do Curso e a implementação do mesmo. É constituído pelo coordenador de curso e por docentes com expressiva formação da área de educação.

Com a participação efetiva do NDE nas ações do curso há uma promoção do processo de ensino e aprendizagem, o que favorece a efetivação do perfil do egresso, auxilia na construção dos planos de ensino para viabilizar a aquisição de conhecimento e acompanha todas as atividades do corpo docente, encaminhando aos colegiados de curso sugestões melhorias no ensino.

Professores do NDE: 

Carlos Alberto dos Santos(Mestre)

Aparecida Rodrigues Carvalho(Mestre)

Ricardo Pace Jr (Especialista)

Ana Cristina Pedroso Batista(Mestre)

Breno Santos Silva(Mestre)

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